HOMENAGEM À PROFA. DRA. ZELIA DE ALMEIDA CARDOSO


Este projeto de pesquisa acadêmica pretende-se uma modesta homenagem a uma autoridade dos estudos clássicos no Brasil: a Profa. Dra. Zelia Ladeira Veras de Almeida Cardoso (FFLCH-USP). 

Zelia aposentou-se como professora titular de Língua e Literatura Latina em 1998, mas continuou a orientar pesquisadores na pós-graduação até 2012. Seu último orientando foi o Prof. Dr. Marcelo Vieira Fernandes (FFLCH-USP). 

Como Professor Sênior da USP, Zélia é membro ativo e líder, desde 2002, do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o Teatro Antigo” (CNPq-USP) com a Profa. Dra. Adriane da Silva Duarte (FFLCH-USP). É sócia honorária da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (Sbec), da qual foi presidente no biênio 1995-1997. É licenciada em Letras Clássicas (1957), doutora em Letras (1976) e livre docente em Literatura Latina (1984). 

Zelia publicou – e ainda publica – textos sobre a literatura clássica, principalmente teatro grego e latino, além de poesia épica e elegíaca. Ela tem mantido por décadas um levantamento das peças da Antiguidade clássica encenadas no Brasil e foi esse trabalho único que me estimulou a criar este blog. 

Profa. Dra. Adriane da Silva Duarte e o professor Marcelo Vieira Fernandes deixaram seus depoimentos sobre Zelia de Almeida Cardoso (abaixo). Outros depoimentos são bem vindos. (Renata Cazarini)



Depoimentos

São três as qualidades de Zelia que tornam o convívio com ela precioso. 

A primeira, experimentei logo que comecei a dar aula na Faculdade. Querendo organizar uma semana para discussão de temas ligados à literatura greco-latina, fui procurá-la, que era docente experiente e coordenadora da pós-graduação. Ela aderiu imediatamente à ideia e disse: pode fazer. Como assim? Eu, recém-admitida, ia tocar a Semana? Assim mesmo. Nas muitas oportunidades que tivemos de trabalhar juntas, seja na Sbec, seja no Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o Teatro Antigo”, constatei que Zelia é descentralizadora  e afeita a delegar tarefas aos colaboradores que, com isso, têm a oportunidade deaprender e crescer – isso sem se negar a colaborar.

  Outra grande qualidade é a curiosidade intelectual. Zelia está sempre ativa e atuante, participando dos debates, assistindo a espetáculos e compartilhando as novidades da cena teatral e das livrarias. 

Por fim, a qualidade que mais aprecio, a ironia, que, para mim, é uma virtude rara e necessária. (Profa. Dra. Adriane da Silva Duarte)

-


Em 2007, quando planejava meu ingresso no doutorado, procurei a Professora Zelia de Almeida Cardoso, a fim de lhe perguntar se aceitaria ler meu projeto e, eventualmente, orientar minha pesquisa na pós-graduação.

Não tivera a sorte de ser seu aluno; fora apenas ouvinte de suas conferências e leitor de seus numerosos trabalhos: a inteligência, a sensibilidade crítica e o nível de abrangência que sempre encontrei neles já me seriam estímulo suficiente para buscar sua orientação, sobretudo para o tipo de pesquisa que planejava realizar; mas a isso também se somaram as várias recomendações de colegas de trabalho e de pós-graduação, ex-orientandos seus, testemunhas constantes de seu enorme conhecimento e capacidade de trabalho. 

Se bem me lembro, não estava em seus planos orientar pesquisas naquele semestre em que a procurei; mas, extremamente generosa e atenciosa como é, leu meu projeto e, para minha sorte, aceitou orientar meu doutorado (que, até onde sei, veio a ser o último que orientou). 

Orientação feita com sabedoria, sensibilidade, inteligência, sobriedade, confiança e solicitude constante. Sou muito grato a ela e sinto-me verdadeiramente honrado por ter sido seu orientando. (Prof. Dr. Marcelo Vieira Fernandes)